logicadobomsenso
Titulo: A Lógica do Bom senso em Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares sem Extrações
Autor: Paulo Roberto Moreira dos Santos
Publicação: Ribeirão Preto – SP 1996
Páginas: 60

O princípio da técnica RDFM, é “levar o errado para o lugar certo”, com bom senso terapêutico. Esta obra encerra os fundamentos clínicos da técnica, desde que há 30 anos tomamos conhecimento e passamos a atender exclusivamente pacientes protadores de má-oclusões em nosso consultório.

reabilitacaodinamicafuncionalmaxilar
Titulo: Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares: “Normatização de Procedimentos”
Autor: Paulo Roberto Moreira dos Santos
Publicação: Livraria & Editora Santos – São Paulo SP 2001
Páginas: 104

Após ministrarmos palestras e cursos relacionados à técnica RDFM, achamos importante o apoío lojístico e científico aos membros do grupo de Estudos “M” e àqueles iniciantes na ciência dos tratamentos das más-oclusões pela técnica ortopédica, fundamentada no bom senso terpêutico. Neste livro são abordados todos os aspectos envolvidos para elaboração de diagnósticos e confecção de aparatologias da Técnica RDFM visando o tratamento integral do indivíduo.

glaura-trevisan
Titulo: Análise Eletromiográfica dos Músculos Temporal e Masseter, em Portadores de Maloclusão Classe II de Angle, durante Terapia Ortopédica Funcional com Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares
Autor: Glaura Trevisan Mattos dos Santos
Publicação: Ribeirão Preto – SP 2002
Páginas: 94
BVS: link

Foi defendida pela pós-graduanda Glaura Trevisan Mattos dos Santos na Faculdade de Ontologia de Ribeirão Preto, FORP-USP, a Dissertação de Mestrado: “Análise eletromiográfica dos músculos temporal e masseter em portadores de maloclusão Classe II de Angle, durante terapia ortopédica funcional com Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares”, onde participei na realização do tratamento corretivo dos pacientes portadores de maloclusão Classe II de Angle, na faixa etária de seis a doze anos, de ambos os sexos, direcionados a participarem como grupo experimental no projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Os pacientes foram avaliados por meio de eletromiografia de superfície nos músculos mastigatórios masseter e porção anterior do músculo temporal, durante um ano de tratamento com a técnica Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares – sem extrações. Esse estudo demonstrou que o efeito ortopédico funcional dos aparelhos da técnica RDFM podem modificar, mediante estímulos, a postura mandibular e o padrão muscular do paciente.

A análise da atividade eletromigráfica dos músculos temporal e masseter em pacientes portadores de maloclusão Classe II de Angle, forneceu uma avaliação quantitativa das alterações miofuncionais ocorridas.