foto-dr-paulo

Dr. Paulo Roberto M. dos Santos CRO: 31527

Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, outorgado pelo Conselho Federal de Odontologia, o odontólogo também possui o título de Excelência no tratamento das más oclusões pela Técnica Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares – sem extrações.

Timeline

1985

12 de julho de 1985

Após a conclusão da graduação pela Faculdade de Odontologia de Lins(FOL-Unimep), atendemos clinica geral nos três primeiros anos de profissão em nosso consultório.

1988

20 de agosto de 1988

Inicia-se neste ano, no Rio de Janeiro o primeiro contato com a técnica RDFM; participando posteriormente de todos os Encontros bi anuais do grupo GEM (Grupo de Estudos Maurício Vaz de Lima) do qual somos fundadores. Neste Periodo atendemos em nosso consultório pacientes portadores de maloclussões, sempre com a técnica RDFM.

1996

20 de julho de 1996

Foi pulbicado em 1996, o livro de casuísticas intitulado “A Lógica do Bom Senso em Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares sem Extrações”. Essa publicação está registrada na FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL sob n°: 144.818, livro 234, folha 377.

1997

20 de agosto de 1997

No X Encontro do Grupo de Estudos Maurício Vaz de Lima, em Porto Seguro – BA, ao ministrar a conferência “A Lógica do Bom Senso”, obtivemos o título de Excelência na técnica Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares.

1998

20 de maio de 1998

Publicamos na revista Jornal Brasileiro de Ortodontia & Ortopedia Maxilar (JBO), o caso clínico de um menino de doze anos, portador de maloclusão Classe II divisão 1, tratado em nosso consultório, de 1993 a 1995, em que a desarmonia de desenvolvimento do complexo craniofacial foi interceptada com aparelhos encapsulados em mordida construtiva postural, preconizados pela RDFM, recuperando a condição estética e morfofuncional do paciente.

1999

20 de outubro de 1999

Palestra “A Lógica do Bom Senso em Reabilitação Dinâmica Funcional dos Maxilares – sem extrações” na 21º JORP (Jornada Odontológica de Ribeirão Preto), USP

2001

9 de setembro de 2001

A livraria e Editora Santos SP, publicou o livro de minha autoria intitulado “Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares – Normatização de Procedimentos”. Esse livro propõe, dentro da filosofia da técnica Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares, uma sistematização lógica de procedimentos terapêuticos, com orientação e objetivos precisos na determinação do diagnóstico e plano de tratamento das

2001

15 de novembro de 2001

No Centro de Convenções de Ribeirão Preto SP, como presidente do Primeiro Congresso Brasileiro da Ciência e Arte da Oclusão, proferi palestra sobre o tema: “Tratamento com falta de espaço e oclusões cruzadas posteriores”.

2002

7 de agosto de 2002

Foi defendida, pela pós-graduanda, Glaura Trevisan Mattos dos Santos, na FORP-USP, a Dissertação de Mestrado, “Análise eletromiográfica dos músculos temporal e masseter em portadores de maloclusão Classe II de Angle, durante terapia ortopédica funcional com Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares”, onde participamos na realização do tratamento corretivo dos pacientes portadores de maloclusão Classe II de Angle, na faixa etária de seis a doze anos, de ambos os sexos, direcionados a participarem como grupo experimental no projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Os pacientes foram avaliados por meio de eletromiografia de superfície nos músculos mastigatórios masseter e porção anterior do músculo temporal, durante um ano de tratamento com a técnica Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares – sem extrações. Esse estudo demonstrou o efeito ortopédico funcional dos

2003

17 de janeiro de 2003

Comprovado o efetivo exercício da especialidade há mais de 10 anos foi nos outorgado o título de Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo Conselho Federal de Odontologia.

2005

1 de maio de 2005

Curso da Técnica Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares, perfazendo um total de 08 horas aula na ACDC, Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas.

2012

30 de novembro de 2012

Convidado a proferir palestra sobre a Técnica Reabilitação Dinâmica e Funcinal dos Maxilares na Sociedade Brasileira de Correções Odonto Maxilares – SOBRACOM Porto Alegre RS

2013

1 de maio de 2013

No Encontro do Grupo GEM, em Santiago do Chile, ministramos a palestra sobre “assimetrias faciais”, na Corporacion de Ortopedia y Ortodontia de Chile