img_atm

As ATMs, são as articulação responsáveis pelos movimentos da boca.

As duas ATMs (articulações temporomandibulares) estão localizadas, uma de cada lado da face, unindo a mandíbula. De todas as articulações do corpo, as ATMs são as que concentram o maior número de terminações nervosas, por isto são consideradas as mais importantes.

Qualquer disfunção nestas articulações, por menor que seja, acaba afetando de forma negativa a região do nosso cérebro que controla diversas funções do organismo. Por exemplo, dores em outras regiões do corpo podem ser potencializadas se existir uma disfunção temporomandibular. Da mesma forma, esse desequilíbrio funcional e químico do cérebro estará associado com o desempenho escolar abaixo da média, irritabilidade, insônia e má postura da coluna cervical dos indivíduos afetados.

É comum observarmos zumbidos e tonturas associadas às DTMs (disfunções das ATMs), a disfunção começa a aparecer quando deixamos de executar os movimentos mastigatórios corretamente. A respiração pela boca também exerce uma influência negativa na função das articulações têmporomandibulares.

Os sintomas podem ocorrer em um ou nos dois lados ao mesmo tempo e são:

  • Dores cabeça ou pescoço
  • Dor ao mastigar ou bocejar
  • Estalidos ao abrir ou fechar a boca
  • Travamento dos maxilares